Notícias

Aliança para Inovação de Porto Alegre é apresentada ao Sindicato do Ensino Privado

Projeto objetiva articular a academia, o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil para transformar a cidade em uma referência na área de inovação

Fonte: SECOM – UFRGS | 22/8/18

noticia-22-8-2018Cerca de 50 representantes de escolas privadas de Porto Alegre – entre diretores, coordenadores e professores – se reuniram na tarde dessa terça-feira, 21 de agosto, na sede do Sindicato do Ensino Privado (Sinepe/RS) para conhecer a Aliança para Inovação de Porto Alegre. Surgida da articulação da UFRGS, PUCRS e UNISINOS, a Aliança objetiva unir a academia, o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil para o desenvolvimento de ações com potencial para transformar a cidade em uma referência na área de inovação.
“A iniciativa de três instituições universitárias do renome da UFRGS, da PUCRS e da UNISINOS, se juntando para propor um o pacto pela inovação é um gesto alentador”, afirmou o presidente em exercício do Sinepe/RS Osvino Toillier na abertura do encontro. Ele ressaltou a intenção de discutir a incorporação do sindicato e das escolas privadas ao projeto de desenvolvimento de Porto Alegre.

O histórico de formação da Aliança foi apresentado pelo superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS Jorge Audy, que lembrou também alguns dos projetos anteriores realizados para a inovação e o desenvolvimento da cidade. “Temos a preocupação de constituirmos em Porto Alegre não só uma situação de fato, mas também um imaginário de uma cidade legal, de uma cidade que atraia investimentos na área de inovação, uma cidade que associe inovação com desenvolvimento, que associe educação com inovação”, enfatizou. Audy falou ainda sobre as atividades realizadas e os próximos projetos previstos no âmbito da Aliança, com destaque para o Pacto de Inovação, que deve ser assinado em novembro e contará com a consultoria do presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos (IASP), Josep Piquè, um dos idealizadores do projeto Barcelona @22, responsável pela transformação da cidade espanhola em uma referência na área de smart cities.

Conforme frisou o pró-reitor de Pesquisa da UFRGS Luís da Cunha Lamb ao falar sobre as transformações no mercado de trabalho e as tendências mundiais em tecnologia, é primordial o papel da educação e do conhecimento nesse novo panorama – por isso se faz tão importante contar também com o apoio das escolas. “Nós queremos nessa Aliança justamente construir uma cidade que seja melhor para as pessoas, que Porto Alegre seja atrativa para nossos jovens. Que vejam Porto Alegre como um lugar em que é possível ter uma carreira de sucesso”, ressaltou.

São desafios que, como salienta o pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais da Unisinos, Alsones Balestrin, nenhuma instituição consegue resolver individualmente. “É um momento em que todas as instituições, públicas e privadas, especialmente as que trabalham com a educação, que é o bem mais precioso para a formação de talentos, precisam estar engajadas”, afirmou.