Notícias

Aliança para Inovação celebra primeiro ano de atuação com ações estratégicas concretizadas

As universidades se consolidam entre as melhores do país

Fonte: PUCRS

O ano de 2018 marcou o início de uma grande parceria: a Aliança para Inovação, uma união entre UFRGS, PUCRS e Unisinos em prol do desenvolvimento da capital gaúcha e do Estado. Durante esse período, as instituições de ensino promoveram diversas articulações estratégicas. Para coroar essa mobilização, no mês de dezembro, o Ministério da Educação (MEC) fez o anúncio de que as três universidades gaúchas seguem como as melhores avaliadas conforme a avaliação do Índice Geral de Cursos (IGC).

“Este resultado mostra o potencial do Estado para gerar transformações econômicas e sociais relevantes a partir do conhecimento das pessoas. No século 21, o maior patrimônio das nações é a formação qualificada dos seus cidadãos. É justamente neste contexto que a Aliança para a Inovação pode contribuir diretamente para o desenvolvimento do nosso Estado: propiciando uma formação altamente qualificada associada a um ecossistema inovador, que reúne os atores sociais representativos: Universidades, empreendedores, governo e sociedade civil”, celebra Luís Lamb, pró-reitor de Pesquisa da UFRGS, membro do Comitê Executivo da Aliança pela Inovação e secretário da Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Reconhecimento do MEC

O levantamento indicou que as três universidades gaúchas estão entre as 40 melhores do país. Em relação a todas as instituições de ensino superior brasileiras – federais, estaduais ou privadas -, a UFRGS é a segunda melhor do país, atrás apenas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O IGC é um indicador que leva em conta a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação, as instalações físicas e os resultados dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Pacto Alegre e demais articulações

A principal atividade fomentada pela Aliança para Inovação foi o Pacto Alegre. Lançada com o objetivo promover o engajamento, a iniciativa tem o compromisso de envolver entidades públicas e privadas e da sociedade para tornar Porto Alegre em uma cidade referência em inovação.

Outras ações relevantes desenvolvidas pela Aliança para Inovação foram as assinaturas de termos de compromissos com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e com a Feevale por meio do seu novo espaço de inovação: o Hub One.  Também houve o envolvimento na criação do Programa Start.Edu – iniciativa visa atrair startups que proponham soluções inovadoras para a rede municipal de ensino -; bem como as participações em eventos da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) e do Sindicato do Ensino Privado (Sinepe/RS).