Aliança para Inovação de Porto Alegre

Evento que uniu Unisinos, UFRGS e PUCRS, aconteceu na tarde dessa segunda-feira, 9/4, na capital gaúcha

Fonte: UNISINOS | 10/4/18

noticia-10-4-2018Nessa segunda-feira, 9/4, a Unisinos, a UFRGS e a PUCRS lançaram a Aliança para Inovação de Porto Alegre. A articulação entre as universidades tem o objetivo de potencializar ações de alto impacto em prol do avanço do ecossistema de inovação e do desenvolvimento da capital gaúcha.

A assinatura do protocolo de intenções foi realizada na Reitoria da UFRGS. Os reitores das três instituições assinaram o documento, juntamente com o prefeito da cidade, Nelson Marchezan Jr, e Josep Piquè, presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos (IASP), como testemunhas.

“Esse será um dia histórico para a cidade de Porto Alegre. Precisamos de mecanismos para conectar e construir uma rede de desafios que permita transformar Porto Alegre em uma referência mundial em inovação”, afirmou Piquè, um dos idealizadores do Projeto Barcelona @22, que transformou a cidade em uma referência na área de smart cities e distritos de inovação no mundo.

O prefeito da capital, destacou a importância do evento. “Não há mudanças sem embates e para a mudança ocorrer de forma certa é muito importante o papel das universidades num caminho mais unificado. Esse é um marco que gera esperança para a nossa cidade, usando a inovação para transformar a vida dos portoalegrenses”, enfatizou Marchezan.

Com a palavra as Universidades

“O ato de hoje é uma experiência concreta das três universidades que expressa a boa vontade com a cidade de Porto Alegre e como o Rio Grande do Sul, para propiciar um ciclo benéfico na capital e no Estado. Inovação tecnológica e humana para uma Porto Alegre melhor e um Brasil mais justo. Somos universidades consagradas em excelência e pesquisa. Assumimos o compromisso de ser universidade, o cérebro da inovação. Queremos dizer ao Rio Grande do Sul que é tempo de boa vontade e, em nome da Unisinos, nos comprometemos a uma agenda positiva para oferecer o que temos de melhor a nossa comunidade”
Reitor da Unisinos, Pe. Marcelo de Aquino.

“Hoje as três instituições se unem para liderar um projeto que pretende transformar Porto Alegre em uma referência nacional em empreendedorismo. A aliança quer atrair investimentos e reforçar o papel das instituições de ser vetor de desenvolvimento local e global. Queremos reter nossos talentos e trazer investimentos para Porto Alegre e para o Rio Grande do Sul”.
Reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira.

“Temos um plano estratégico para oferecer para Porto Alegre e queremos chegar a uma Porto Alegre que ofereça oportunidades para os nossos jovens para que eles fiquem na cidade e tenham a inovação como objetivo. Essa aliança desacomodou todos nós, estamos começando um ciclo virtuoso, deixando para trás rivalidades e focando no bem comum da sociedade. Temos um grande desafio e estamos hoje comemorando o primeiro passo”.
Reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann.