As Universidades

As Universidades

UNIVERSIDADES PARTICIPANTES


A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi fundada em 1934 como resultado de um encontro de escolas e institutos independentes criados nos séculos XIX e XX. Atualmente, em suas 29 unidades acadêmicas, conta com 90 cursos de graduação e com 94 programas de pós-graduação. A Universidade tem 32 mil alunos de graduação e 12 mil de pós-graduandos. A qualificação do seu corpo docente, a atualização permanente da infraestrutura dos laboratórios e bibliotecas, o incremento à assistência estudantil e o investimento em sua inserção nacional e internacional são políticas em constante desenvolvimento. O ensino, um dos mais conceituados do país, aliado à pesquisa, com reconhecidos níveis de excelência, e à extensão, que proporciona diversificadas atividades à comunidade, faz com que a UFRGS alcance altos níveis de avaliação. Desde 2012, a instituição possui um Parque Científico e Tecnológico, o Zenit, que fomenta a inovação e o empreendedorismo. Em 2018, a UFRGS foi classificada entre as dez melhores universidades da América Latina pela revista britânica Times Higher Education, sendo a quinta maior e mais reputada universidade brasileira. Como instituição pública a serviço da sociedade e comprometida com a consciência crítica, a UFRGS respeita as diferenças, prioriza a experimentação e reafirma seu compromisso com a educação e a produção do conhecimento, inspirada nos ideais de liberdade e solidariedade.

Ao completar 70 anos, no dia 9 de novembro de 2018, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) se consolida como uma instituição de ensino e pesquisa, qualificada entre as melhores do País e referência em várias especialidades. A primeira universidade marista no mundo, teve origem em 1927, quando Irmão Afonso (Charles Herbaux), um religioso de espírito empreendedor e visionário, decidiu criar o Instituto Superior de Comércio. Dessa semente, surgiu o Curso Superior de Administração e Finanças, em 1931, que viria a integrar a Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas. Com Filosofia, Ciências e Letras, Escola de Serviço Social e Direito, foi conquistada a equiparação de universidade. Nas décadas seguintes, a PUCRS se expandiu, criando, em 1976, o Hospital São Lucas; em 1998, o Museu de Ciências e Tecnologia; em 2003, o Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc); e, em 2012, o Instituto do Cérebro do RS. Soma, até 2017, 166.807 diplomados na graduação. Oferece 55 cursos de graduação, além de opções de linhas de formação, 88 cursos de especialização, 24 de mestrado e 22 de doutorado. O alto patamar na pesquisa pode ser comprovado pela expressão internacional de quase metade de seus programas de pós-graduação. São 1,7 mil projetos de pesquisa. Os convênios internacionais chegam a 233. Reconhecido na América Latina por seu ecossistema de inovação, o Tecnopuc é o parque científico e tecnológico mais premiado do País. Abriga mais de 150 organizações, entre gigantes globais, empresas nacionais, institutos e centros de pesquisa. Em 15 anos de atuação, foram cerca de 200 startups graduadas. Conta com 6,5 mil pessoas trabalhando e tem colaboração com mais de 150 países.

Em 2018, a Unisinos completou 49 anos de atuação, mas a tradição dos Jesuítas em educação vem de longe. Desde 1869, a Companhia de Jesus se estabeleceu no Rio Grande do Sul, fazendo história na construção do saber. Ao longo de sua trajetória, a Unisinos já diplomou mais de 90 mil alunos. Atualmente, oferta 76 cursos de graduação e conta com 44 opções, entre mestrado, mestrado profissional e doutorado. Além disso, a Universidade possui parcerias com diferentes instituições e empresas do Brasil e do Mundo, sendo reconhecida pelo seu pioneirismo na inovação e sua excelência acadêmica. O que reforça a sua visão de ser uma universidade global de pesquisa. A Unisinos conta com o Tecnosinos, Parque Tecnológico localizado no Campus São Leopoldo. O local concentra cerca de 100 empresas de 6 países diferentes, das quais,42 são startups incubadas na Unitec, Incubadora Tecnológica da Unisinos. O Tecnosinos gera cerca de 6 mil empregos diretos. A Universidade é mantida pela Associação Antônio Vieira (ASAV). E além dos campi em São Leopoldo e Porto Alegre, está presente em seis estados do país. A Unisinos tem como valores institucionais a formação integral da pessoa humana e sua capacitação ao exercício profissional, mediante a produção de conhecimento, o aprendizado contínuo e a atuação solidária para o desenvolvimento da sociedade.